The 52 Project

“A portrait of my children, once a week, every week, in 2014.”

Ao longo de 2013, segui sem falhar este projecto que desde o início me fascinou, quer pela sua beleza e simplicidade, quer pela exigência e disciplina a que obriga.

Não me lembro exactamente onde o descobri, ou quem mo deu a conhecer. Acompanho alguns blogs e provavelmente vi na mesma semana aparecerem os primeiros 1/52, que rapidamente passaram a 2/52 e por aí fora… clicando aqui e ali envolvi-me no projecto e tornei-me numa fiel seguidora!

Pensei agarrar também o desafio. Tenho uma filha pequenina, gosto de a fotografar e era engraçado ficar com este registo semanal, pensei. Também gostava de explorar e melhorar as minhas capacidades ao nível da fotografia e era uma boa oportunidade, um motivo concreto. Mas entretanto as semanas foram passando e já não ia agarrar o projecto do início. Pensei que não iria conseguir respeitar as regras do jogo, por falta de tempo (ou de disciplina…). Acumulei estas dúvidas e deixei passar o momento. Fiquei como espectadora :).

Todas nós, mães (digo mães, porque ainda não descobri um pai no 52/52 e porque todos os que segui foram de mães) vemos os nossos filhos crescer de dia para dia como se o tempo estivesse em modo fast forward. Achamos que estão maiores, diferentes, mais espertos, mais bonitos… a crescer. E vamos tirando fotografias aleatóriamente (ou não), mas esta rotina de registar um momento de cada semana, acaba por nos ajudar a congelar AQUELE momento, fazendo com que mais tarde, quando revirmos as 52 semanas, nos consigamos lembrar daquele dia, daquela expressão, daquela história, até mesmo dos momentos mais marcantes dessa semana. É uma forma simples e bonita de registarmos um ano dos nossos filhos. Eu vou tirando muitas fotos à minha filha, mas confesso que hoje em dia tiro muito menos do que tirava nos primeiros tempos e não é por falta de vontade, mas porque me deixo levar pela rotina dos dias… e para fotografar uma criança não é preciso esperar por um motivo, por uma saída ou por um momento.

Por isto tudo, com o aproximar do final do ano fui-me questionando se devia aproveitar esta nova oportunidade. Agarrar o 2014 desde o início e comprometer-me com quem segui durante 2013. Desta vez, não vou deixar escapar a oportunidade!

Será que vou conseguir cumprir as regras e levar o desafio até ao fim? Se vou ou não, não sei, mas tenho muita vontade de ver o resultado final e essa vai ser a minha motivação!

 

Para quem não conhece o projecto original aqui fica o link:

http://www.practisingsimplicity.com/2012/12/the-52-project.html

 

52p-02